ERA UMA VEZ O CINEMA


O Tesouro de Sierra Madre (1948)

cover O Tesouro de Sierra Madre

link to O Tesouro de Sierra Madre on IMDb

País: USA, 126 minutos

Titulo Original: The Treasure of the Sierra Madre

Diretor(s): John Huston

Gênero(s): Aventura, Drama, Western

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
8.2/10 (106517 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Direção (John Huston)

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Walter Huston)

Oscar de Melhor Roteiro (John Huston)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme - Drama

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Walter Huston)

Prêmio de Melhor Direção (John Huston)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Filme

Prêmio de Melhor Direção (John Huston)

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio Internacional de Melhor Trilha Sonora (Max Steiner)

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de um Melhor Roteiro de um Faroeste Americano (John Huston)

Sinopse: Em 1925, Fred Dobbs é um americano que passa por sérias dificuldades em Tampico, para onde fugira a fim de evitar a cadeia.  Na rua, faz amizade com outro mendigo americano, Bob Curtin.

Ao verem Pat McCormick, um homem bem vestido, saindo do Hotel Bristol em companhia da bela Srta. López, os dois se dirigem até ele em busca de uns trocados.  McCormick, um empreiteiro desonesto, nega-lhes a esmola mas lhes oferece trabalho, em um local distante, a US$ 8 / dia, a serem pagos ao final da empreitada.

Ao terminarem o serviço, Dobbs e Curtin voltam à cidade para receberem o dinheiro a que têm direito.  McCormick adianta-lhes uma quantia insignificante e lhes promete pagar o restante uma hora depois.  Mais tarde, ele lhes diz que está sem dinheiro, oferecendo-lhes trabalho adicional.

Resolvendo passar a noite no Dormitório "El Oso Negro", eles conhecem Howard, um velho garimpeiro.  Este lhes fala sobre suas aventuras ao garimpar ouro, sobre o seu enriquecimento e posterior perda de tudo que conseguira amealhar.  Conta-lhes ainda sobre as possibilidades de exploração de veios de ouro nas montanhas da Sierra Madre.

Quando Dobbs e Curtin conseguem arrancar dinheiro de McCormick, e Howard ganha na loteria, os três decidem partir em busca do ouro.  Embarcando na 3ª classe de um trem, repleto de índios e mestiços, eles deixam Tampico com destino a Durango, em direção à Sierra Madre.

Liderados pelo experiente Howard, eles se embrenham na mata, conseguindo, após meses de árduo trabalho, juntar uma pequena fortuna.  À medida em extraem ouro, os olhares desses homens, entretanto, tornam-se desconfiados e, movidos pela ganância e a cobiça, passam a se encarar com reservas.

Aventura clássica do diretor John Huston, um de seus melhores filmes e pelo qual recebeu merecidamente os Oscars de Direção e Roteiro (adaptando o livro de sucesso na época, escrito por autor misterioso cuja identidade ninguém pôde determinar até hoje). Ele melhorou o equilíbrio entre os personagens e caracterizou-os mais claramente: o velho que já viu tudo e apenas acompanha tranqüilamente o desenrolar dos acontecimentos em oposição aos dois jovens, um mau, mesquinho e agressivo e o outro bom, mas passivo e indeciso. 

Como em muitos dos filmes de Huston, ele faz um contraponto irônico entre os planos ambiciosos que as pessoas constroem e os pequenos movimentos que o destino faz para destruí-los. O roteiro é repleto de coincidências e acasos que sugerem a fatalidade conduzindo-os para a beira do abismo. Foi um dos primeiros filmes a serem feitos em locações (no México, numa região que Huston adorava) e isso lhe dá uma grande autenticidade e cor do local.

Além disso, o elenco é excelente: Walter Huston (pai do diretor e que recebeu o Oscar de Ator Coadjuvante pelo papel) era um ator de grande prestígio, mas que nunca chegou a ser um astro e aqui, em um de seus últimos filmes, tem um de seus melhores momentos e pelo qual é mais lembrado (ele não aparentava a idade para o papel e usou bastante maquiagem para envelhecer; além disso atuou sem dentadura para adicionar autenticidade ao velho mineiro).

Bogart está simplesmente perfeito como um dos vilões mais desagradáveis e repulsivos de sua carreira (e pelo qual, por um daqueles mistérios da Academia, sequer foi indicado ao Oscar), e Tim Holt (cowboy de faroeste de filmes B e de "Soberba", de Orson Welles), também em um dos seus melhores papéis, dá conta de co-estrelar com os dois astros e faz um bom contraponto ao personagem de Bogart.

 

Elenco: